sábado, 23 de novembro de 2013

Vanity Fair: Miley Cyrus vs. Lady Gaga vs. Katy Perry


 
banner 2
Confira a matéria que o site Vanity Fair postou comparando Miley com Katy Perry e Lady Gaga:
Nessa semana, a New York Magazine publicou uma matéria de capa elegendo Taylor Swift como a “Maior Estrela Pop do Mundo”. O texto provocativo – estampado em cima da bochecha de Taylor – gritava “Katy não. Miley não. Gaga não.” A maioria das evidências parece apoiar essa afirmativa, fazendo com que a corrida Katy-Miley-Gaga (que começou quando as três apresentaram seus singles no V.M.A.) se transformasse em uma batalha para o segundo lugar.
No entanto, há espaço para as três estrelas pop nesse nosso grande país (especialmente desde que cada uma delas tem, de certa forma, trabalhado de diferentes formas, estética e sonoramente). Mas à luz da proclamação da New York Magazine sobre Swift, e da chuva de comentários da imprensa sobre essa tríade pop, achamos que valeria à pena – no dia da primeira semana de vendas do disco ARTPOP da Gaga ser anunciada – ver como as três se comportam umas contra as outras.
Vamos avaliar juntos quem ficará com a prata:
- Quem vendeu mais cópias do álbum na primeira semana?
Katy Perry, PRISM: 286,000 cópias
Miley Cyrus, Bangerz: 270,000 cópias
Lady Gaga, ARTPOP: 258,000 cópias
Vencedora: Katy Perry. É realmente estupendo que apenas 28,000 álbuns separaram as três – mas como uma comparação, e ressaltando a matéria da New York’s, o álbum mais recente de Taylor Swift, Red, vendeu 1,2 milhões de cópias na primeira semana de vendas em Outubro, literalmente pisando nos outros três números.
- Quem teve o maior aumento de vendas comparado ao seu último álbum?
Para sermos mais justos e avaliarmos com mais clareza, calculamos o percentual de diferença entre a primeira semana de vendas do último álbum de cada cantora: Teenage Dream, da Katy Perry, Can’t Be Tamed, da Miley Cyrus, e Born This Way, da Lady Gaga.
Miley Cyrus: +165%
Katy Perry: +49%
Lady Gaga: -77%
Vencedora: Miley Cyrus. Born This Way vendeu mais de 1 milhão de cópias, então o tombo de Gaga com ARTPOP é surpreendente. Enquanto isso, Can’t Be Tamed, de Miley Cyrus, (lembre-se do videoclipe em que ela literalmente sai de uma gaiola, no caso de você ter perdido tudo o que ela tem feito ou dito) vendeu abaixo do esperado, com 102,000 de cópias em Junho de 2010, fazendo com que Bargez virasse uma recuperação notável.
- De quem foi o primeiro videoclipe mais visto?
Miley Cyrus, “We Can’t Stop,” 281 milhões
Katy Perry, “Roar,” 212 milhões
Lady Gaga, “Applause,” 105 milhões
Vencedora: Miley Cyrus. Vale a pena notar que o vídeo do segundo single de Miley, “Wrecking Ball”, lançado próximo ao lançamento de “Roar” e “Applause”, é, na verdade, o mais visto de todo o pacote, tendo ultrapassado 335 milhões de visualizações. Essa é a categoria em que Miley realmente tomou conta. Você talvez lembre do figurino de Katy Perry em “Roar”, e talvez tenha apreciado a leveza de Gaga em “Applause”, mas TODOS assistiram “We Can’t Stop” e “Wrecking Ball” várias vezes, ao mesmo tempo que toda festa no verão, em algum momento, tinha um clipe de Miley sendo rodado.
- Quem foi mais falada online?
Números provavelmente nem são necessários para esta categoria, até porque todos nós sabemos qual das três foi a mais falada nessa primavera, mas achamos alguns de qualquer maneira! Traçando a predominância dos termos “Miley Cyrus”, “Lady Gaga” e “Katy Perry” nos últimos 90 dias no Google Trends, Miley é vitoriosa no quesito “manchetes por dia”, em uma margem de 11:3:3, respectivamente. (Para terem uma perspectiva, após o V.M.A.’s, os números foram 100:12:5, Miley:Gaga:Katy).
Vencedora: Miley.
- De acordo com as críticas, de quem é o melhor som?
Surpreendentemente, a própria qualidade musical pode ser muitas vezes perdida entre a maioria das comparações. O consenso geral parece ter sido ímpar, refletindo na média da pontuação da Metacritic para os três álbuns.
PRISM: 63
ARTPOP: 61
Bangerz: 61
Vencedora: Katy.
- Mas o que os fãs acham?
Como a maioria das críticas online as do iTunes parecem cair para dois extremos (“MELHOR ÁLBUM DO MILÊNIO, GAGA MATA TODOS OS SEUS FAVORITOS” ou “MILEY É UM LIXO E BANGERZ É MAIS GROSSEIRO DO QUE O INSTAGRAM DE BECKY J. E TODOS NÓS SABEMOS O QUÃO DETESTÁVEL É ISSO”), significando que a maioria quase sempre termina entre os dois. Mas! Gaga é líder definitiva entre as outras duas quando se trata de avaliações de 5 estrelas.
ARTPOP: 4 estrelas (15,490 críticas de 5 estrelas)
PRISM: 4 estrelas (10,037 críticas de 5 estrelas)
Bangerz: 3.5 estrelas (11,380 críticas de 5 estrelas)
Vencedora: Gaga.
- Quem se saiu melhor no Saturday Night Live?
As três melhores tentaram usar o Saturday Night Live para expandir suas plataformas, com Miley e Gaga apresentado/se apresentando (Katy foi convidada musical do episódio de Bruce Willi’s). A paródia de “We Can’t Stop”, da Miley (na qual ela interpretou Michele Bachmann) e seu monólogo (no qual ela anunciou que a Hannah Montana tinha sido assassinada) rendeu a ela algumas manchetes, mas seu comportamento nas semanas que antecederam o SNL fez com que seu episódio fosse visto como sinônimo de decepção. Gaga definitivamente queria provocar com seu episódio – entrando em uma dança bizarra com R. Kelly em “Do What U Want” e estrelando uma esquete que contemplava como seria a vida sem uma Gaga relevante em 2063 – mas o material pareceu ter sido completamente esquecido pelo Internet na segunda de manhã. De qualquer maneira, já que não temos como avaliar numericamente a qualidade de seus episódios no SNL, vamos usar as audiências!
Gaga: 4.9
Miley: 4.5
Katy (and Bruce): 4.3
Vencedora: Gaga.
Bem, pessoal, em homenagem a esta competição árdua, aproveitar este momento para pintar o cabelo de uma nova cor, jogar um jogo estranho no The Ellen DeGeneres Show, dar uma entrevista reveladora para uma revista feminina, e, em seguida, prepararem-se para o nosso resultado!
Foi uma corrida acirrada… mas a garota de 20 com menos sobrancelhas, cuja língua nunca foi mantida dentro da boca por mais de sete segundos, a vencedora, que venceu três das sete categorias. Parabéns, Miley, onde quer que esteja agora (provavelmente trabalhando no seu próprio videoclipe pensando em estrategicamente fazer caretas ou usar um smoking feito de pele de vaca).

Sem comentários:

Enviar um comentário